domingo, 11 de outubro de 2009

Plano de estudos 4.º ano ESEL


Projecto Pessoal em Enfermagem Clínica I
Total de horas 135H, 5 ECTS.

Enfermagem em Cuidados Intensivos
Total de horas 81H, 3 ECTS.

Conclusão: 135H perdidas. 81H escassas.

24 comentários:

Nelson disse...

Txiii... Sou o primeiro a comentar xD

135h perdidas?! então mas não curtem reflectir?! não é giro e bonito?! Afinal de contas os caloiros até dizem que a enfermagem é uma profissão gira e bonita. Confere!

Obviamente estou a ser irónico. 4ºano é uma treta. Demasiada filosofia e muito pouca coisa prática e palpável. Eu pessoalmente (desculpem-me mas desconheço os planos de estudos das anteriores escolas) fiquei sem estágio em intensivos, sem gestão em enfermagem (que segundo constava era uma disciplina útil no meu plano de estudos), tenho de andar num curso extra pa ter as bases práticas da investigação, já para não falar na carencia em horas de Enf. Cuidados Intensivos referida, tudo em nome do bela unidade curricular de PPEC, onde ninguém se entende, se reflecte sobre o nada e no fim vai ser só mais uma pa fazer e esquecer!

Mas pronto a ESEL é uma escola futurista (veja-se o logotipo que é perfeitamente perceptivel o seu significado, no futuro seguinte a alguem ter explicado!!) e por isso quem sabe este magnifico plano de estudos não venha a ser premiado com um qualquer prémio internacional e forme enfermeiros topo de gama na área da reflexão (Ups do sr joão entrou em paragem! Vamos reflectir antes e já lá vamos!)

Nelson Sousa

Anónimo disse...

PPEC é completamente terrível e inútil!!

Anónimo disse...

Até que enfim um espaço destes! Precisamos de expressar a nossa revolta!

Ana disse...

realmente sao mts horas de PPEC para o objectivo da disciplina. bastava 1h de aula por semana p nos dizerem: reflictam sobre isto.

mta quantidade, pouca qualidade.

ja para n falar de n termos estágio de cuidados intensivos, o q seria mto útil, digo eu.

ja q n se pode fazer mais nd... protestemos!!!!!!!!

Anónimo disse...

Lembrem-se comunitária, enquanto uns passeiam (até faço parte desses) e outros andam atulados de trabalhos.
Mas acho que os problemas que existem tem k ser expostos aos delegados e comunicárem a comissao coordenadora, digo eu

Anónimo disse...

De q adianta queixar à comissao coordenadora? as profs q la estao sao as mesmas q as das disciplinas em causa...

Anónimo disse...

Pois, pena que os prof's dessas ditas UC's que fazem parte dessa dita comissão, até são assim oriundos na maioria de pólos efectivamente estranhos! Portanto nem percebo a vossa indignação!

Anónimo disse...

Efectivamente concordo que temos demasiado trabalho, até porque sou daquelas que em teoria (horario) tem 4 dias ocupados por semana, mas na pratica tenho mesmo 7 e de facto não são mais porque a semana ainda não estica.
Mas pessoal, para o ano seremos enfermeiros e reflectir sobre a nossa pratica será condição fundamental!
Agora acho triste que num 4º ano isto tenha de ser pedido para se fazer.
Contudo.. se está em planos de estudos, alguma razão deve ter.

Anónimo disse...

A nossa futura profissão será essencialmente prática! Estou mesmo a ver a administração dos locais onde iremos trabalhar a pedir para reflectirmos profundamente acerca de x ou y! Reflictam reflictam que a próxima reflexão é o porquê de estar desempregado, ser um zero à esquerda na prática e não estar minimamente preparado para a realidade do mercado de trabalho dos dias de hoje!
Eles como são professores parece que só vêem a utopia da Enfermagem. Muitas letras e pensamentos não mudam a realidade das coisas! Mas não...continuar nesta lenga lenga da fantasia e de um trabalho utópico é que é bom!
Enfim, vou sair deste curso muito mas muito mal preparado para aquilo que sempre pensei realmente aprender. Muita parra e pouca uva!

Anónimo disse...

Mas será que alguém espera que seja num 4.º ano que vamos aprender a ser enfermeiros e a aumentar a prática? Meus amigos, se não a tiveram até aqui, lamento, mas era o suposto!! ECI é exemplo disso. Tenho a plena consciência que não vou aprender mais do que sei, vou apenas consolidar! Porque basicamente tudo o que vamos dar são cuidados e conhecimentos que era suposto eu já ter dado, senao como é que fazia certos estágios, em que tinha de aplicar aqueles conhecimentos e de executar práticas?
Se todos pensarem, "há eu no meu pólo antigo tinha isto e aquilo e aculoutro!", nunca mais vamos sair disto. Tudo o que disserem, vocês vão andar sempre a criticar!
Secalhar para quem diz que anda farto de reflexões, reflectir sobre o que diz, não fazia mal nenhum!

Anónimo disse...

Perante o que dizes eu pergunto-me que tipo de enfermeiro queres ser???... Daqueles que não reflecte sobre as suas práticas de cuidados? Daqueles que não parte das suas vivencias para crescer enquando prestador de cuidados? É que se assim for,parece-me que não vale apena. Desses já nós temos muitos.

E já agora, é preciso que os outros te peçam, para que então reflictas?
Não é suposto que os serviços onde irás trabalhar te peçam para reflectir, isso é algo que deve partir de ti e que faz parte das compentencias de qualquer bom enfermeiro.


Reflecte sobre isto.. olha que é necessario.

Anónimo disse...

Eu nao discordo que seja importante reflectirmos acerca da nossa prática, aliás julgo-o essencial! Agora não concordo com o facto de sermos praticamente forçados a reflectir sobre assuntos que nos são impostos, acerca de vivências pessoais e de ensino clínico que muito provavelmente teremos de "esmiuçar" (para não dizer "inventar") para que se enquadrem no que nos é solicitado!
Não acho que se deva criticar tudo, até porque provavelmente, o plano de estudos foi elaborado a pensar no sucesso da enfermagem bem como do sucesso dos futuros enfermeiros, para que adquiram as ditas competências essenciais ao licenciado em enfermagem. No entanto, acho que não nos faz mal nenhum ter algum espírito crítico e sabermos identificar o que é formador ou fundador para nós!

Anónimo disse...

Apenas digo... reflectir é muito importante essencial! No entanto a trabalhar precisamos sim de mãozinhas associadas à racionalidade e também Às regras aos sitios onde iremos trabalhar. Não me vão agora dizer que os estágios vos deixaram completamente funcionais para a prática certo? Considero a licenciatura apenas uma carta de condução. A partir daí sim é que vais aprender. Tudo isto foi uma pequena fatia de uma realidade paralela! Só depois se aprende. Ou então andam para aí sobredotados, neste caso máquinas. Ouçam quem lá está agora e passa dificuldades por andarem sempre em cima a dizer que não temos dinâmica nenhuma e que apenas somos teóricos. Tal como no outro comentário ... reflictam também nisto!

Anónimo disse...

Oh meu amigo, mas alguém disse aqui que quando acabamos uma licenciatura somos geneos e sabemos tudo?????

Isso nem quando morrer eu vou saber tudo...

O que dissemos sim foi que quando chegamos a um 4 ano de uma licenciatura á que a partida em termos de conhecimentos não vais adquirir muitos mais, o que vais é essencialmente uma consolidaçao dos mesmos.

Não ponhas na nossa boca palavras que não dissemos.

Anónimo disse...

Certissimo! Apenas acho que a prática irá ser mais valorizada nos locais de trabalho... e não tanto outras competências. Tal como tu e acredito que todos os outros valido que reflectir sobre o que fazemos e sobre as atitudes que tomamos perante onde estamos tem de ser algo constante porque se não as coisas não têm sentido. No entanto, e mais uma vez digo que hoje em dia é uma competitividade tal que para seres um bom profissional tens de dar é uma boa resposta na prática! E disso eu sinceramente sinto-me algo desprovido. Penso que os estágios são uma componente importantissima, mas como são tão curtos (e ainda para mais já não temos estágio em Cuidados Intensivos) e estamos sempre a experimentar novas realidades acabamos por nunca nos adaptarmos a ritmo de trabalho bem como à maturação das práticas. Eu não disse que seriamos génios quando acabássemos. E tal como referes nunca vamos saber tudo. No entanto vÊ a outra face das coisas. Eu não pus palavras onde elas não existiam. Apenas dei a minha opinião na perspectiva da empregabilidade e da vivência enquanto finalista. Tenho direito? É que se não este é apenas um espaço faccioso e onde apenas se admitem favoravelmente comentarios que estão de acordo com o desenvolvimento e experiências de poucos.

Cumprimentos

Anónimo disse...

"Não me vão agora dizer que os estágios vos deixaram completamente funcionais para a prática certo?"

Esta foi a tua pergunta e eu limitei-me a procurar responder a ela, posso me ter entusiasmado, e se assim foi peço desculpa.

O que não significa que o meu entusiasmo impeça que exerças o direito de manifestar a tua opinião, da mesma forma que eu manifestei a minha.

Mais uma vez friso, posso me ter entusiasmado, mas se assim foi peço desculpa.
Passando então ao cerne da questão:
Concordo contigo quando dizes que um bom profissional tem de ser bom na prática, mas repara que como tu bem disseste o curso é apenas a grande base, são no fundo um conjunto de ferramentas que te permitem depois desenvolveres-te, nomeadamente desenvolveres a tua prática.

Compreendo que digas que te sentes desprovido relativamente á prática, eu de certo também não me sinto assim tão à vontade ao ponto de amanha mesmo começar a trabalhar num serviço como enfermeira.

Mas pergunto, algum recém-licenaiado em qualquer outra área tem esse à vontade, essa segurança? Por outras palavras, algum recém licenciado sai de um curso verdadeiramente experiente na sua área, sentindo-se plenamente capaz de a exercer?

Eu considero que não. Talvez nós futuros enfermeiros ,tenhamos mais necessidade de o sentir porque vamos lidar como vidas humanas e não com objectos... Mas repara é por alguma razão que temos 4 anos de curso e em todos eles estágios, e não um único estágio final como na maioria das licenciaturas.

Talvez ainda assim as horas de estágio não sejam suficientes, mas são as possíveis.

Cumprimentos Eselianos*

Anónimo disse...

Plenamente de acordo! Assim já vemos pontos comuns e consegue-se flexibilizar.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Acho mto sinceramente que n é com um blog com "pseudo" reflexao critica destrutiva sobre o plano de estudos e as unidades curriculares do 4o ano qu vamos a lugar alg. Tipo blogs, manifestos, assinaturas e etc só ajudam a aumentar o espirito destrutivo e pouco reflexivo deste 4 aono. querem discutir isto falem cm quem organizou. N adianta???? Tão tem sempre o conselho pedagogico que dá pareceres sobre as questoes PEDAGOGICAS!!!! Reparem, eu percebo que tdos andamos perplexos cm a pca palpabilidade deste ano. Percebo, mas nós podemos contactar directamente cm quem trata destas questões. nós já temos os instrumentos dos anos anteriores e quem n tem desculpem lá mas n é agr que vai ser enfermeiro. reflectir é importante, reflectir em massa é defitivamente estupido concordoa, mas falarmos isto cm TDO o CLE e resolvermos as coisas cm pesssoas grandes. Não será ao abrir um blog que se protesta, é ao dialogar cm as pessoas que tem competencia para mudar isto.
Isto e deitarmos simplesmente as coisas k axamos mal sem mudar mos n é nd, assim chama-se reactividade e nunca reividincação!!!
Espero que interpretem da melhor forma o meu comentario. Este blog poderá ser uma ferramenta util, mas é necessário saber usa-la

Ana Santos disse...

Consigo subscrever grande parte daquilo que o Sr. Anónimo aqui em cima disse. Nunca tive grande consideração pelo curso de enfermagem, e, de acordo com as perspectivas do que acho e do que quero ser enquanto enfermeira, poucos ou nenhuns de nós estão efectivamente capacitados para o fazer (é so olhar sequer para a incapacidade em manterem um comportamento decente em sala de aula, quanto mais serem enfermeiros que cuidam de pessoas, mas enfim - a educação agora já vem tarde). As coisas para terem repercussão no mundo em que vivemos têm que ganhar corpo, nem que seja para se ponderam a alteração curricular para os próximos anos. Reunir sim, falar sim. Blog? Só serve para acender esta chama de conflito e desgosto que existe em nós, mas que é, em nada, construtiva.

Anónimo disse...

Estes pseudo-discursos-de-gente-grande causa-me prurido. Quer dizer, diariamente vê-se gente insatisfeita com reflexões e histórias de encantar, não se vê ninguém criticar nada, cria-se um espaço para trocar opiniões e o que é que se faz? Critica-se.

Nem para nós somos bons. Que desilusão.

Anónimo disse...

bla bla bla... para o pessoal cheio de amor a camisola e ás ditas reflecções, vão pesquisar os planos de estudo de outras escolas do país... mas para variar so nos é que estamos bem, os outros estão todos mal!
quando mostrarem o vosso curriculo pode ser que ninguem se ria da anedota que é este 4º ano!

anadomingues disse...

ESTE PLANO DE ESTUDOS PREPARA-ME PARA SER 1º MINISTRO, falam falam mas nao os vejo fazer nada!!!!

"dsc, o seu ventilador n funciona? desculpe? não percebi... Mas pense lá bem, o que é isto de respirar afinal...não será um pouco subjectivo? e a vida, oh a vida..."

Anónimo disse...

Saber reconhecer que algo está mal é essencial...é claro k kem teve farmacologia...bioquimicas, por exemplo, ta na boa, tem a base, aprende a serio depois...mas vindo de alguém que vai ser enfermeiro para o ano...que nao teve uma disciplina de farmacologia...que nao deu nem metade de anatomia...que patologia foi dado em estudos de caso em que diziam "ah, bolonha é assim, vão estudar para casa..", desculpem, mas é revoltante...basta xegar a uma aula de intensivos e a prof começar a falar de amiodarona e cardio conversão mt naturalmente (sim, pq somos alunos do 4ºano e devíamos saber) e ficarmos a olhar pa ela como burros a olhar como palhaços... tendo em conta que estamos a pagar a nossa formação, temos que a ter. somos responsáveis por ela. sim, tambem temos k estudar mt em casa, mas os profs existem para ixo: para ensinar. nao para orientar o estudo e ganhar tempo, pesquisas e dinheiro para os doutoramentos deles... concordo com a pertinência da reflexão, da formação contínua, da consciência das vivências de cada um...mas sem a base nao vamos la pessoal. basta imaginar que um dia paramos numa UCI com um recem licenciado da ESEL. nao sabe mexer num ventilador...mas sabe ventilar sentimentos!!! =P

desculpem, foi apenas um desabafo. alguns podem nao concordar, mas certamente é o pensamento de outros. principalmente daqueles k têm consciencia da nossa responsabilidade profissional. a de ter a vida de pessoas nas maos! E olhem k nao é brincadeira nenhuma... brincadeira é esta nossa formação...

Saudações académicas a todas, obrigada pela atençao*

Anónimo disse...

É triste que apesar de termos tido durante 3 anos percursos diferentes, nalguns casos MUITO diferentes, sejamos colocados todos no mesmo saco chamado "4.º ano da ESEL" só porque assim Bolonha exige, com equivalências no minino ESTRANHAS e DUVIDOSAS! O ensino em Portugal vai de mal a pior, e pagamos nós proprinas!