sábado, 17 de outubro de 2009

Ensino versus Realidade



«Os docentes ensinam a Enfermagem como deveria ser, enquanto os profissionais a
praticam tal como ela é.»


MILLER, Audrey (1985) The relationship between nursing theory and nursing practice, Journal of Advanced Nursing. nº 10, p. 417-424

4 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida... A realidade é esta: na escola é tudo muito bonito.

A realidade constatada nos estágios é que cada enfermeiro tem a seu cargo 5, 6, 7 doentes numa manhã, 10, 12, 14 numa tarde, 20 numa noite...

Relação de ajuda? Hm Hm...
Toque terapêutico? Hm Hm...
Reflexão? Hm Hm...
Tempo para almoçar e ir ao WC? Hm Hm...

E vamos dizer isto às professoras?? "A culpa é vossa" dizem elas, "não deviam aceitar essas condições".

Esqueceram-se foi da realidade quando começaram a dar aulas, há 50 anos...

Nós criticamos os enfermeiros que lá estão agora. Só espero que nenhum de nós se torne como eles... Cuidar de tantos doentes??? LIVRAAA...

Anónimo disse...

Ponto 1: concordo que há muitos professores que é só teoria só teoria e muito pouca essência prática. Mas também há o contrário.

Ponto 2: Eu conheci muitos enfermeiros que se acomodaram a essas condições sem reclamar, sem se defenderem dela. E isso vê-se na forma como alguns trabalham: à tarefa. Agora é preciso dizer que também há muitos enfermeiros que conseguem prestar muito bons cuidados, mesmo tendo 10 doentes num turno. Toque terapêutico e Relação de Ajuda existe.

Ou seja, em ambos os lados há de tudo!!!

Por isso eu não concordo que o ensino seja virado essencialmente para a realidade prática, há que conhecer o ideal das práticas e tentar ao máximo atingi-las, e não trabalhar à tarefa!! O que tem de acontecer é sermos preparados para nos adaptarmos a diferentes situações (coisa que na minha opinião não vai lá com reflexões!!).

Anónimo disse...

Eu propunha à(s) pessoa(s) responsáveis por este bloh que criassem um forum ao invés de um blog. Assim seria mais facil a discussão.

SofiaV disse...

Sou estudante de Enfermagem do 2º Ano e concordo plenamente com isso. Durante as aulas ensinam-nos mil e uma coisa, quando chegamos a estagio e se fazemos determinadas coisas( que nos foram ensinadas/incutidas), ainda nos dão na cabeça. Só me apetece gritar com a orientadora e perguntar-lhe porque raio não nos deixam fazer aquilo que nos ensinam? Ou então que nos alertem para a realidade.