quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Código Deontológico dos Enfermeiros



Dentro de alguns meses, a maioria de nós estará apta para trabalhar enquanto enfermeiros. Para o exercício da profissão é fundamental a leitura e análise do Código Deontológico do Enfermeiro.

Quantos de nós já o leram e analisaram, na íntegra? Nós não.


Ética, deontologia e outras matérias de integração à vida profissional era fundamental neste último ano.

O Código Deontológico dos Enfermeiros pode ser consultado aqui e comprado aqui.


6 comentários:

Anónimo disse...

Eu já! Talvés não por livre e espontânea vontade, mas já! E de forma INTENSA!

Anónimo disse...

Já o li, já o utilizei em trabalhos em contexto clínico. Mas considero que existem outros instrumentos também eles importantes, falo nomeadamente do REPE e dos Padrões de qualidade.
Penso que são importantissimos na nossa prática diária e nos valores que incutem.
Quanto ao haver ética no 4o ano, e falando dos planos de estudos anteriores que tenho conhecimento, penso que não seria o mais indicado, por e conhecimento de causa algs pessoas terem tido 2 anos de etica...

André disse...

Eu nunca tive Ética/Deontologia em 3 anos de curso, por isso considero fundamental a existência de uma UC ou, pelo menos, a discussão e análise do Código Deontológico e de outros documentos fundamentais para o exercício da enfermagem.

Não existindo, vou reflectir acerca da inexistência de algo que devia existir.

Anónimo disse...

Pois, tal como o André eu também não tive qualquer formação neste âmbito, o que considero fundamental para a nossa prática. Já tive a oportunidade de utilizar artigos do código deontológico, no entanto, sem qualquer tipo de apoio ou orientação dos docentes, mas antes por iniciativa própria.

Contudo, as questões éticas e deontológicas não se esgotam na análise do CD. Como o post refere, há muitas outras matérias que deveriam ser alvo de... reflexão.

Saudações académicas.

Anónimo disse...

Infelizmente o plano de estudos das antigas escolas não era igual para todos. No meu caso, e estando no 4ºano, tive durante o curso, três (3) anos de ética e deontologia, como tal, considero que para mim e para as pessoas que eram do meu antigo pólo, seria desnecessário e sem sentido mais 1 ano de ética. Mas percebo a incompreensão daqueles que nunca tiveram esta disciplina durante o curso. O facto de não termos planos de estudos anteriores iguais e de nos juntarem abruptamente neste nosso último ano é ridículo!!

Anónimo disse...

Mandando vir da ordem dos enfermeiros fica mais barato.
10€ + portes.